quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Estudo Errado

Hoje recebi meu certificado de conclusão do ensino médio, que me fez pensar sobre como a educação é tratada nesse país. Nas escolas públicas os professores fingem que ensinam, os alunos fingem que aprendem e a demagogia governamental rola solta por meio de propaganda na TV. Você já experimentou estudar num colégio público?
Eu lembro que, durante a maior parte de minha vida, não precisei passar por esse desconforto. Porém, por motivos de força maior, fui parar num lugar desses na 7ª série (atual 8º ano) e segui assim até o 1º ano do ensino médio. E foi lá que aconteceu uma coisa surpreendente.

Eu estudava no Colégio Estadual David Mendes Pereira (porque colégio público tem sempre nome bonito?), o qual não era tão ruim quanto outros que eu visitei. Estava no 1º ano do ensino médio, mais especificamente na primeira semana de aula da IV unidade, a qual começara atrasada por motivos de greve. Vinha frequentando regularmente e passando em todas as matérias, até que recebo a notícia que tinha passado no vestibular do Cefet. Como eu já havia prestado esse vestibular 2 vezes e tava muito querendo entrar, estufei o peito, olhei pro colégio e orgulhosamente pensei: Vai pra PQP, não preciso mais dessa joça. Me debandeei e não apareci mais lá.

Porém, apesar de não ter frequentado a unidade IV toda, e logicamente não ter feito nenhuma atividade avaliativa, passei em quase todas as matérias com a média 7. Isso mesmo, não vou pra aula, não vou pra prova, não estudo mais lá, porém tenho nota. Iss'é quié bonito, ministério da educação.

Se eu soubesse que poderia ter tirado o Ensino Médio em 10hs, teria ficado em casa nesses 3 anos... #ENEM201012 Feb via web from Salvador, Bahia

Outra coisa que me chamou atenção foi o fato do ensino médio nesse país só servir pra diferenciar quem tem mais de 18 ou não. Eu o comparo, na verdade, ao certificado de reservista: Você, indivíduo maior de idade, só não tirar se não quiser. Com a gama de CPA's espalhados por todos os lugares, o ensino médio não deveria ser exigido pra nada. Pra você ver como está a situação, o Tiririca se formou em tempo recorde, antes mesmo de assumir o cargo.

Em pensar que eu fui besta em me formar de forma regular...

3 comentários:

  1. Aê cara! Vi seu comentário no meu blog, então resolvi fazer uma visita. Gostei do estilo. Vc posta sobre variados assuntos, coloca seu ponto de vista. Eu to pensando em fazer o msm.

    Postei aqui pq ese post trata de um assunto q me interessa (a facul nos deixa muito críticos, e muitas das minhas idéias estão voltadas para a questão da educação).

    Concordo com o que vc disse. A educação é extremamente falha e voltada para a formação de alienados.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim alguém entendeu o que eu escrevi ^^

    ResponderExcluir
  3. A educação no Brasil nunca foi de fato, é só mais um exemplo de vocábulo mal usado.

    ResponderExcluir