sábado, 30 de agosto de 2014

Como Fas: Configurando Roteador como Repetidor

Faz um tempo que não escrevo aqui (abandonar isso já está se tornando mais habitual do que escrever, na verdade), mas hoje eu não vim aqui pra falar disso. Vim inaugurar uma outra secção desse blog (já abandonei outras e tô criando mais?). Denominada por mim de "Como Fas?" [sic], esta secção reúne as gambiarras e peripécias que eu tive que suar de pesquisar, tentar e conseguir fazer. São coisas que não estão "na cara" da internet. São até coisas que seriam facilmente resolvidas com R$50. Mas vocês tem que lembrar que o sentido da palavra "hacker" (que não é só aquele de computador, mas sim aquele indivíduo que consegue burlar algum sistema de maneira geral) não é tão somente em função de "por que?" ou de "pra que?", mas sim para provar que é possível fazer algo.

Sem mais delongas, vamos ao primeiro tutorial:

Configurando o Siroco Evo-W301AR como Repetidor

De início, te digo que especialmente neste post não ensinarei a fazer nada, pois todo o trabalho está contido na internet e copiá-lo seria plágio. Te darei tão somente o caminho das pedras, para que você, assim como eu, consiga executar os passos e que tenha mais facilidade ao fazer isso.

Então senta que lá vem história...

Tudo começou com o sinal de wifi no meu quarto. De uns tempos pra cá, tem se tornado simplesmente ausente. No meu iPhone (foda-se, não é "celular". Não vou pagar mais de um salário mínimo em algo fútil para chamá-lo de "meu celular". Se você comprasse uma Ferrari iria referir-se a ela como "meu carro"? Então é iPhone mesmo) o sinal aparecia tanto quanto a frequência que posto aqui, ou seja, praticamente ƒ = 0.

Não mentirei pra você, o iPhone não é o santo Graal dos celulares. O que me atrai nele é que simplesmente funciona. Não me reclama da memória cheia, não trava e eu não preciso me preocupar com vírus. Mas também tem seus defeitos: a placa wifi é um lixo. Não é que seja tãããoo ruim, mas se comparada a outros celulares perde. E feio. Então, diante do fato que gosto de ler seu lamento no Secret quando já estou deitado pra dormir, eu queria que o wifi no meu quarto funcionasse de maneira plena. Eu tinha algumas opções: ou trocava de celular, ou colocava um repetidor. Como a primeira mostrou-se um pouco inviável, eu optei pela segunda. Como toda a faina iria demandar um certo tempo, eu decidi postergar um pouco e nesse ínterim, adquiri um computador de mesa. Hoje, sábado, 30 de agosto de 2014, decorridos alguns 15 dias, decidi montá-lo. Saí, comprei um filtro de linha (não usem estabilizador, não cometam esse erro) e na loja, ainda olhei pra um adaptador wireless com uma antena gigante. Nessa hora lembrei que tinha comprado um no DX, menor e sem antena, e que não precisaria daquele. Fui pra casa.

O aparelho era tipo o Kid Bengala dos wireless

Chegando em casa, montei tudo, instalei o Windows 7 Original Linux e quando fui entrar na internet, BAM! O adaptador só conectava a 1,0Mbps em decorrência da fraqueza do sinal. Olhei pro relógio e vi que as lojas já estariam fechadas. Isso me fez querer gritar "vida de merda" o mais alto que eu conseguir, chutando e destruindo tudo ao meu redor. Mas não. Hoje, não. (Na verdade, qual das vezes que eu escrevi isso aqui e saí, de fato, chutando e quebrando tudo ao meu redor?). Pensei comigo mesmo: vou utilizar o roteador velho que tem aqui e transformá-lo em um repetidor.

Perdi 3 horas da minha vida navegando entre páginas que demoravam 20s para aparecer, tentando configurar o maldito roteador para o que eu desejava. Depois de milhares de tentativas, resets e batidas de mão na mesa, descobri que o  Evo-W301AR  só repetiria o sinal se fosse configurado com outro Evo-W301AR. Pensei comigo: "Pronto, fodeu. Vou ter que comprar a bosta do USB Kid Bengala ou o repetidor".

Mas eu estava errado equivocado. Como a esperança é a penúltima que morre (a última é a Dercy. too soon?), uma maravilhosa alma autoentitulada edgrd (provavelmente, Edgar) me veio com a solução nesta página: Instalar um DD-WRT modificado no Evo-W301AR. Meu olhos brilharam quando eu li o comentário de alguém dizendo que funcionou, e voltaram a brilhar depois que eu segui esse tutorial e configurei tudo e vi que estava tudo funcionando. Redondinho.



Não posso estar mais feliz. :D

Resumindo: Para configurar o Siroco Ovislink Evo-W301AR como Ponte (Bridge) ou Repetidor (Repeater) é necessário utilizar o firmaware do DD-WRT (disponível aqui) e seguir esses passos aqui. Tem em Tupi também, caso você não entenda nada de anglo-saxão.

O próximo post nesse quadro vai ser "Como instalar um controle ou teclado bluetooth no windows XP e 7, sem precisar digitar um texto".

Um abraço e até a próxima!

PS: Hoje não tem PS.

4 comentários: