domingo, 26 de fevereiro de 2012

Eu tenho um Doppelgänger virtual

Se você não sabe o que é um Doppelgänger, você tem duas opções: Ler este artigo aqui da Wikipédia, assistir a todas as temporadas de How I Met Your Mother ou aprender alemão e desvendar o mistério. (Eu disse duas opções, certo?) É claro que, como vocês mesmos irão perceber, o indivíduo que eu falarei nos próximos parágrafos trata-se mais de um perfil falso, ou no bom e velho inglês, um fake, tal modalidade de perfil amplamente difundida na era do orkut.

Eu comecei a suspeitar da existência tal figura fantasmagórica quando encontrei mensagens do tipo "Tô com muitas saudades de você @tassioluis" ou "Tássio Brunelli eu te liguei o dia todo, me atenda!"1. O problema todo é que não se tratava de somente uma pessoa, eram umas 3 ou 4 afirmando que compartilhavam idéias e sentimentos comigo.

A regra funciona mais ou menos assim: Você volta pra casa depois de passar a noite comendo água com seus amigos. Se no outro dia um deles fala algo como "Haha, se lembra que cê deu uns amassos Zurilda ontem?", você provavelmente responderá "Aham, senta lá Cláudia" e não dará a mínima pro que ele disse.

Agora imagine a supracitada situação com a única diferença de que não é somente uma pessoa afirmando seu título de São Jorge, mas umas 3 (ou 4). Você então passará a cogitar a possibilidade de ter dominado aquele dragão ou mesmo, a depender da fraqueza da sua mente, aceitar o fato como verdade e fazer perguntas ou começar a se lamentar.

Meus amigos são mais ou menos assim

A lógica que temos é que a proporção ou número de testemunhas é diretamente proporcional ao teor de verdade ou veracidade da informação. Ou seja, o "xis" da questão reside na memória coletiva, no pensamento das massas, no domínio pseudo-público do conhecimento em afirmar tal fato ou acontecimento. Uma coisa é você confrontar a opinião de UM coleguinha seu. Afinal de contas 1x1, é preferível você mantenha a sua e descarte a dele. Quando são vários, torna-se válido achar que você está começando a ter probleminhas no lobo temporal.

Voltando ao meu lixo de texto...

Achando que era pura confusão ou que a galera queria implantar um inception em mim, eu entrei na brincadeira e interagi como se tudo aquilo fosse real. Até o momento em que você fica de saco cheio de tentar "contornar" as coisas e a brincadeira fica chata. Então, nesse momento, cê passa a não responder aos "tô com saudades" ou mesmo conversar qualquer trivialidade. Chuta o balde e escreve um texto desses.

Agora eu fico imaginando que essa galera criou uma amizade com um ser inexistente ou, na melhor das hipóteses, criou falsas expectativas, laços de amizades e a ilusão de que eu sou aquele cara que as enrola.

PS: Pelo menos as meninas que ele fez amizade são gatinhas. Quando eu encontrar com meu outro eu, vou dar um abraço nele.

1- As frases foram ligeiramente alteradas para preservar a identidade dos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário