quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Me liga no @tassioluis

Nessa semana, mais especificamente no dia 24 (ui!), após 6 longos anos de afetividade, eu deixei um número antigo, e ultimamente inútil, ser cancelado. O motivo pelo qual eu sempre impedi sua aniquilação é o fato de ser um número relativamente fácil de se gravar, além do fato de eu conhecer várias pessoas que se recordavam com facilidade do mesmo.

Porém, ao refleti por 5 segundos após receber a mensagem que a operadora estaria cortando os vínculos comigo se eu não corresse pra pagar a mensalidade do meu pré-pago (isso mesmo que você leu, você tem uma conta e não se dá conta disso), eu decidi que já era hora de parar de investir numa ideia idiota.

Não hei de discordar que ter um número antigo, "fixo" e já compartilhado por todos os meus contatos é ruim, mas paremos pra pensar: Hoje em dia, quem ainda grava números?

Estamos na Era Alzheimer, na qual não se necessita ter em mãos (ou em mente) qualquer dado, valor ou informação, sendo os mesmos rapidamente conseguidos pelo fácil acesso à internet. Daqui a pouco, nossas crianças não saberão de cor seus sobrenomes. Percebam, desde já, que não é difícil encontrar indivíduos que não gravaram seu CPF ou RG. Ou mesmo não sabem a placa do próprio carro.

Tinha que colocar alguma imagem, senão o texto fica chato

É cientificamente comprovado que a mente humana grava mais fácil um conjunto de letras (vulgo, "palavra") do que uma seqüência de números, que ironicamente se chama "número". Um exemplo disso são os servidores DNS, que convertem o nome de um site para o endereço IP do seu servidor.

Em breve, toda nossa rede de comunicação estará sob a plataforma digital e os telefones receberão um endereço IP, que provavelmente será no formato da versão 6. Algo mais ou menos assim:

20e4:02b8:86a3:08d3:b319:8a2e:0950:7356

Só os asiáticos se darão ao luxo de ter o número de casa na ponta da língua. O resto da população se contentará em abusar de servidores DNS e fazer ligações para um "número" parecido com o do título deste post.

PS: Ultimamente você tem visto alguma criança brincar com aqueles telefones de latinha/copinho?

Um comentário: