terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Um Pouco Sobre Salvador: Transpote

Com a "notícia" de que o transporte público terá o seu valor reajustado, resolvi falar um pouco sobre um dos principais problemas dessa cidade, o supracitado transporte.

Ao fazer um overview (desculpa, não me veio palavra em português para tal usei o google, mas "visão geral" é muito mainstream) sobre a situação de todo o sistema de locomoção do povo baiano, facilmente percebemos que se tem um nível abaixo dos padrões considerados aceitáveis. Na verdade, não se depreende qualquer preocupação com a qualidade de serviço (QoS) do mesmo. Superlotação, falta de comprometimento com horários e frota deficiente são alguns dos problemas encontrados pelo cidadão comum da capital baiana.

Possuindo o mais inacabado, inútil e dispendioso metrô por quilômetro do Brasil, Salvador apenas constrói o retrato de sua realidade. Um sistema sobre trilhos que leva nada a lugar nenhum poderia ser um luxo de uma cidade que possuísse outros meios eficientes de locomoção, o que não é o caso desta.

E por falar em meios ineficientes de transporte de massa, temos o famoso (e odiado) busão. Como já citado, o Sistema de Transporte Público (STP) desta cidade conta com o que há de pior a se oferecer: Atrasos constantes, superlotação, ineficiência na integração, rotas mal-planejadas, frota deficiente, e o pior de todos os males, o povo conformado.

Te parece familiar? Não deveria, né?

Maldito francês que declarou "Cada povo tem o governo que merece", mas ao olhar a realidade do nosso povo, e presenciar fatos como a eleição de Tiririca, fica cada vez mais difícil discordar da citação. Fica cada vez mais claro que é um problema cultural. Rir da desgraça e afundar na merda faz parte do brasileiro.

Eu já pulei a catraca três vezes, já discuti inúmeras vezes com cobradores e motoristas e até bati boca com PM por causa de ônibus. Hoje em dia, eu quero que o sistema piore pra ver se vocês tomam vergonha na cara e reagem. Não adianta ficar de sofativismo (e ainda contribuindo pra estragar o facebook) pensando que está fazendo alguma coisa.

Então fica a dica para você de outra cidade: Evite o STP daqui. E pra você, conterrâneo, que ainda depende do transporte público, um feliz 3 real!

PS: A questão cultural também é responsável por outro problema dessa cidade, o famigerado Trânsito. Mas isso é um post pra outra hora.

Vocabulário:
sofativismo: s.m Ativismo de sofá. Simulação de ativismo. É adotar atitudes que simulam o engajamento em uma causa (política, social, religiosa, etc) e que trazem pouco ou nenhum benefício para a causa em questão.
Exemplo: "Eu apoio a guerra pela [insira uma causa aqui] em [insira um país aqui]", no facebook



Veja também:

Ônibus cheio e barriga vazia, a receita do reajuste de tarifas

População sofre com transporte coletivo

Eu pago R$2,50 pra quê?

Tarifas em capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes

Exu tranca ruas

Nenhum comentário:

Postar um comentário